Advent of R: Dia 23

O Advent of Code é um Calendário do Advento desenvolvido por Eric Wastl composto por 25 pequenos exercícios de programação que vão sendo disponibilizados, um a um, entre 1º de dezembro e o Natal de cada ano.

Meu objetivo com o Advent of R é resolver todos os problemas do Advent of Code 2021 em R e documentar o processo através desta série de posts. Todo dia entre 01/12/2021 e 25/12/2021 eu vou tentar resolver o novo problema, documentar a minha solução aqui no blog e subir os meus scripts completos para um repositório público no GitHub.

A minha esperança é que, com essa série, mais pessoas pratiquem seus conhecimentos de R resolvendo exercícios divertidos e desafiadores! Ao final da jornada vamos todos ter afiado nossas habilidades de R e, quem sabe, divulgado essa linguagem incrível para mais pessoas. Boas festas e bom código!

Anfípodes (A e B)

O dia 23 do AoC foi… Estranho. O enunciado era fácil de entender, mas o código foi impossível de fazer. E não estou exagerando: eu literamente não consegui fazer o código para resolver o exercício. É verdade que eu fiquei doente hoje, então não sei se meus neurônios estavam de cama.

No meu desespero, fui olhar o subreddit do Advent em busca de sugestões de outros programadores e, quando cheguei lá, descobri que várias pessoas estavam resolvendo o problema na mão! Uma boa alma tinha até criado um helper online!

No final, a minha lição do dia de hoje é que nem sempre o jeito mais rápido de resolver um problema é programando; às vezes é mais fácil usar a cabeça mesmo. No caso, a cabeça da Renata Hirota, que resolveu o problema na mão em 10 minutos depois de eu ter passado o dia inteiro na frente do computador tentando achar uma solução.

Sendo assim, deixo vocês com uma tirinha do XKCD:

comments powered by Disqus