Entendendo a reatividade: fundamentos

Quando escrevemos código R, dois paradigmas estão sempre presentes: - podemos avaliar uma linha de código assim que a escrevermos; e

  • se decidirmos rodar todo o script de uma vez, as linhas de código serão avaliadas sequencialmente.

Isso faz com que as nossas tarefas de análise de dados geralmente virem scripts sequenciais, cujo código não pode ser executado fora de ordem.

O código abaixo, que executa a corriqueira tarefa de importar, manipular e visualizar uma base, mostra um exemplo disso. Construímos o código rodando linha a linha, para testar se estamos seguindo pelo caminho certo. Ao final, podemos rodar tudo de uma vez para obter o resultado desejado (o gráfico). Se o código for rodado fora de ordem, nada vai funcionar.

tab_starwars <- dplyr::starwars

tab_grafico <- tab_starwars |>
  tidyr::unnest(films) |> 
  tidyr::drop_na(species) |> 
  dplyr::group_by(films) |>
  dplyr::summarise(total_especies = dplyr::n_distinct(species)) |> 
  dplyr::mutate(
    films = forcats::fct_reorder(films, total_especies)
  )

tab_grafico |> 
  ggplot2::ggplot(ggplot2::aes(y = films, x = total_especies)) +
  ggplot2::geom_col() +
  ggplot2::theme_minimal() +
  ggplot2::labs(x = "Total de espécies", y = "Filme")

A reatividade é um outro paradigma de programação. Com ela, não construímos códigos que serão rodados interativamente ou sequencialmente. A ideia da programação reativa é especificar um fluxo de reatividade, isto é, um diagrama de dependências que será utilizado para definir o que deve ser executado e quando. No contexto do Shiny, o fluxo de reatividade é quem decide quais outputs devem ser recalculados quando um input muda e pode ser composto por 3 tipos de estruturas: os valores reativos, as expressões reativas e os observers.

Os valores reativos são a origem do fluxo reativo. Eles guardam as informações que vêm da UI (a partir dos inputs) e disparam o sinal de alerta sempre que essas informações mudam. Os valores reativos mais comuns são aqueles dentro da lista input.

Esse sinal de alerta é um aviso dizendo que todos os outputs que dependem desse valor reativo precisam ser recalculados. Quem recebe esse sinal são os observers, isto é, as estruturas dentro do Shiny que guardam o código de cada output. Eles são o ponto final do fluxo de reatividade. Os observers mais comuns são as funções render*().

Muitas vezes, um aplicativo shiny precisa de passos intermediários, entre o input de origem e o output final. Isto é, precisamos de uma estrutura que receba um valor reativo, faça alguma conta e devolva como resultado um valor também reativo, que será utilizado posteriormente em um observer. Essas estruturas são as expressões reativas.

Imagine um app que gere uma amostra de números aleatórios entre 1 e 10 e que o tamanho dessa amostra é definido por um input. Além disso, imagine que esse app também indique em texto qual foi o número mais sorteado. A figura a seguir mostra uma implementação desse app.

Repare no código do app, apresentado a seguir, que a criação da amostra não poderia ter sido feita diretamente dentro das funções renderPlot() e renderText(), pois gerariam amostras diferentes1. Por outro lado, a geração da amostra precisa estar dentro de um contexto reativo, pois ela utiliza um valor reativo (input$num), o que tira da mesa a proposta de fazer isso diretamente dentro da função server.

library(shiny)

ui <- fluidPage(
  "Histograma da distribuição normal",
  sliderInput(
    inputId = "num",
    label = "Selecione o tamanho da amostra",
    min = 1,
    max = 1000,
    value = 100
  ),
  plotOutput(outputId = "hist"),
  textOutput(outputId = "media")
)

server <- function(input, output, session) {

  amostra <- reactive({
    sample(1:10, input$num, replace = TRUE)
  })

  output$hist <- renderPlot({
    barplot(table(amostra()))
  })

  output$media <- renderText({
    contagem <- sort(table(amostra()), decreasing = TRUE)
    mais_frequente <- names(contagem[1])
    glue::glue("O número mais sorteado foi {mais_frequente}.")
  })

}

shinyApp(ui, server)

A solução nesse caso foi utilizar a função reactive(). Essa função cria a expressão reativa amostra, que é utilizada dentro das funções renderPlot() e renderText() para obtermos a amostra sorteada. Note que, para retornar o valor de uma expressão reativa, devemos chamá-la como se fosse uma função, abrindo e fechando parênteses após o nome: amostra().

Nesse exemplo, o input$num é um valor reativo, a amostra() é uma expressão reativa e as funções renderPlot() e renderText() são observers. O fluxo reativo se inicia com um mudança no valor do input$num e termina com a recriação do gráfico e do texto. O valor reativo, quando alterado, avisa à expressão reativa amostra que seu valor está desatualizado e, por sua vez, a amostra avisa aos observers renderPlot() e renderText() que seu valor está desatualizado. Assim, tanto a expressão reativa quanto os observers são recalculados e seus resultados enviado de volta para a UI.

Se esses conceitos apresentados até agora estão muito abstratos, pense em uma fábrica de brinquedos. A fábrica utiliza algumas matérias-primas, como madeira, plástico e tecido, para fabricar os brinquetos. Nela, existem algumas máquinas que recebem a matéria-prima e a transformam em partes dos brinquedos, assim como máquinas que recebem tanto matérias-prima quanto essas partes pré-fabricadas e montam o brinquedo.

Nessa metáfora, a matéria-prima representa os valores reativos (cada material pode ser visto como um input), as máquinas que produzem as partes são as expressões reativas e a máquina que monta o brinquedo são os observers.

Nos próximos posts, falaremos com mais detalhes sobre essas estruturas. Daremos exemplos de valores reativos que não são inputs, observers que não são outputs e expressões reativas que não geram um fluxo de reatividade.

É isso! Dúvidas, sugestões e críticas, mande aqui nos comentários.

Até a próxima!


  1. Claro que poderíamos usar a função set.seed() para garantir que as amostras fossem as mesmas, mas imagine que não queremos escolher uma semente para a geração dos dados ou que, em algum outro contexto, o processo de amostragem fosse demorado e não queremos fazê-lo duas vezes.↩︎

comments powered by Disqus