Faça alinhamentos DnD no R

  • Escrito por William e Fernando em Pacotes
  • 29/06/2021

Se você não sabe o que é DnD, já vamos tirar isso do caminho: DnD não é um novo modelo de Deep Learning. DnD é a abreviação de Dungeons & Dragons, um dos jogos de RPG1 mais famosos da história, considerado a origem dos RPGs modernos.

Por falta de oportunidade, eu (William) nunca joguei RPG, mas sempre fui muito fã da ideia e dos conceitos. Uma das paradas que acho mais divertidas é a dinâmica de alinhamentos do DnD. Mestre de muitas aventuras, o Fernando explica a seguir em bom português como esse alinhamento funciona.

O alinhamento DnD

Em resumo, essa dinâmica diz que qualquer personagem pode ser posicionado em uma matriz de 9 posições, formadas pela combinação de dois eixos: o ético e o moral.

O lado ético possui 3 categorias: lawful, neutral e chaotic. Uma personagem lawful ou ordeira é aquela que segue as leis da sociedade em que vive mesmo que isso possa contrariar suas convicções ou valores pessoais, enquanto um personagem chaotic ou caótico se sente confortável em quebrar qualquer tipo de lei, pois faz as suas próprias regras, com pouco ou nenhum apreço pelas normas estabelecidas socialmente. Uma personagem neutral ou neutra seria aquela que se insere dentro do conjunto de normas, mas não tem nenhuma convicção forte sobre segui-las ou não. Diferente de uma personagem ordeira, que segue à risca o que está estabelecido, ou caótica, que nega por princípio parte das regras estabelecidas, uma personagem neutra simplesmente não pensa sobre o assunto.

O lado moral também possui 3 categorias: good, neutral e evil. Essa escala é mais fácil de explicar. São as personagens boas (good), más (evil) e aquelas que vão na onda (neutral). Ao contrário do nosso mundo real, a fantasia simulada em um jogo de DnD não tem espaço para relativismo moral e nuances. Uma personagem altruísta, generosa, piedosa e/ou qualquer outra característica que não causa sofrimento nenhum é enquadrada no espectro positivo da escala: ela é boa ou good. Já uma personagem egoísta, cruel por esporte, insensível etc é má ou evil. A dificuldade aqui está nos personagens neutros, mas a ideia é parecida com o que falamos no lado ético: esse posicionamento se define pela distância das outras possibilidades. A neutralidade se define pela ambiguidade: todas as atitudes podem ser legítimas independentemente de leis, sofrimento de outras pessoas etc, tudo depende do contexto, não de convicções fortes ou desejo pessoal.

Vamos a alguns exemplos: o herói mítico inglês Robin Hood é um bom exemplo de um personagem chaotic good, pois ele efetivamente quebra as regras vigentes porque acredita que isso é justo (roubar dos ricos), mas o faz para ajudar as pessoas que mais precisam (dar aos pobres), um motivo altruísta. Indo para o mundo de Star Wars Han Solo pode ser considerado um personagem chaotic neutral, pelo menos no começo da história. Ele é um contrabandista, vive sua vida quebrando sistematicamente as regras e não vê problema nisso, de onde concluímos que ele pelo menos pensou no assunto. Além disso, ele não ajuda o Luke e a Léia, personagens neutral good, por nenhum motivo específico. Sua única preocupação inicial é o dinheiro. Para mais exemplos, confira este vídeo em inglês disponível no Youtube.

Como esse sistema de alinhamentos é flexível o suficiente para enquadrar várias obras diferentes, uma moda que já surgiu e resurgiu na internet algumas vezes é fazer o alinhamento DnD de personagens de alguma série ou filme qualquer.

Veja alguns exemplos de que você pode achar por aí:

Alinhamento DnD do Chaves.

Alinhamento DnD do Game of Thrones.

Alinhamento DnD do Harry Potter.

O pacote DnDalignment

Mesmo não sabendo o que é DnD e nunca tendo jogado RPG, o exercício de alinhar personagens nesse grid geralmemnte é bem divertido, principalmente quando você está discutindo o seu posicionamento com outras pessoas. É uma maneira bem divertida de revisitar e discutir obras que você gosta. :)

E fica ainda mais divertido se você puder fazer isso no R! :D

Foi por isso que o Fernando e eu criamos o pacote DnDalignment. Com ele, você pode facilmente gerar uma imagem de alinhamento DnD com arquivos que estão na sua máquina ou links para imagens na interet.

Antes de mais nada, instale o pacote. Ele só está disponível no GitHub.

remotes::install_github("williamorim/DnDalignment")

Para criar o alinhamento, basta usar a função DnDalignment::create_alignment(). Cada argumento da função se refere a um alinhamento e você pode passar o caminho para uma imagem local ou o link para uma imagem na internet.

Para exemplificar, a gente criou o alinhamento dos personagens da série The Office:

library(DnDalignment)

create_alignment(
  chaotic_good = "https://www.cheatsheet.com/wp-content/uploads/2021/04/The-Office.jpg",
  neutral_good = "https://uploads.jovemnerd.com.br/wp-content/uploads/2021/02/the-office-jim-canta-musica-abertura.jpg",
  chaotic_neutral = "https://img.ibxk.com.br/2021/01/20/20133848690155.png",
  chaotic_evil = "https://www.looper.com/img/gallery/the-todd-packer-scene-in-the-office-that-went-too-far/l-intro-1620750071.jpg",
  lawful_good = "https://static3.srcdn.com/wordpress/wp-content/uploads/2019/11/Phyllis-The-Office.jpg?q=50&fit=crop&w=740&h=370&dpr=1.5",
  lawful_evil = "https://i.ytimg.com/vi/BWNhTOd9uXI/maxresdefault.jpg",
  neutral_evil = "https://cdn.jwplayer.com/v2/media/46qsexlL/poster.jpg?width=720",
  lawful_neutral = "https://uploads.jovemnerd.com.br/wp-content/uploads/2021/01/the-office-dwight-gerenta.jpg",
  true_neutral = "https://pbs.twimg.com/media/EXlUzHzXQAEgIZt.png"
)

E aí? O que achou das nossas escolhas? Se você discorda, tweet o seu alinhamento e marque a gente no Twitter: Curso-R, William e Fernando.

Até a próxima!


  1. Sigla em inglês para Role Playing Game que em português significa Jogo de intepretação de papéis. RPGs são jogos parecidos com a encenação de uma peça de teatro, mas com regras como as de Banco Imobiliário para estruturar a interpretação de papéis.↩︎

comments powered by Disqus