Como pré-visualizar um relatório em RMarkdown

Quando você está criando uma apresentação de slides super elegante com o pacote xaringan ou um relatório minimalista com alguma encarnação do pacote rmarkdown, é normal sentir falta de visualizar o resultado final ao vivo. Essa é uma funcionalidade muito comum em vários outros softwares de edição de documentos e a falta dela pode ser frustrante no nosso contexto, mesmo que rmarkdown tenha vantagens como flexibilidade e reprodutibilidade.

Neste post vamos te mostrar dois jeitos de suprir essa necessidade:

Use a função xaringan::infinite_moon_reader

Atualmente o pacote xaringan disponibiliza para nós uma função chamada xaringan::infinite_moon_reader, que é uma mão na roda principalmente para quem está editando slides. O funcionamento é bastante simples: você pode chamar essa função sem nenhum argumento e a janela Viewer do RStudio vai se transformar em uma versão ao vivo do documento que você estiver editando no momento em que rodar a função. Você também pode utilizar um argumento moon para ativar o live preview em algum arquivo específico que te interesse.

O gif abaixo, criado pelo próprio mantenedor principal do xaringan, ilustra muito bem essa funcionalidade.

knitr::include_graphics('https://user-images.githubusercontent.com/163582/53144527-35f7a500-3562-11e9-862e-892d3fd7036d.gif')
Ilustração sobre o pacote rmarkdown, criada por <a href='https://yihui.org/en/2019/02/ultimate-inf-mr/'>Yihui Xie</a>.

Figura 1: Ilustração sobre o pacote rmarkdown, criada por Yihui Xie.

Use o Visual Markdown Editing do Rstudio

Desde setembro do ano passado a janela de edição de texto do RStudio ganhou um novo ícone. Quando você estiver editando um rmd, pode clicar no compasso que fica no canto superior direito da janela e entrar no modo visual editing. Nesse modo, os chunks já são convertidos automaticamente no seu output e isso também vale para html widgets, fórmulas matemáticas em MathJax (aquelas que a gente cria com o símbolo cifrão $) entre outras. Não é tão direto quando o infinite_moon_reader, mas para documentos mais complexos pode ser interessante.

knitr::include_graphics('https://blog.rstudio.com/2020/09/30/rstudio-v1-4-preview-visual-markdown-editing/images/visual-editing.png')

Gostou? Quer saber mais?

Se você quiser aprender um pouco mais sobre RMarkdown e Visualização de Dados em geral, dê uma olhada no nosso curso Relatórios e visualização de dados e aproveite!

Ilustração sobre o pacote rmarkdown, criada por <a href='https://github.com/allisonhorst/stats-illustrations'>Allison Horst</a>.

Figura 2: Ilustração sobre o pacote rmarkdown, criada por Allison Horst.

comments powered by Disqus