3 Dicas de Rmarkdown que você precisa saber

RMarkdown é uma das ferramentas mais importantes e versáteis para quem pratica Ciência de Dados. Como não podia deixar de ser, as vantagens de usar o querido .Rmd se devem às inúmeras soluções que deixam seus documentos elegantes e cheios de detalhes. Nesse post vamos te dar dicas para turbinar o seu RMarkdown com o melhor que o R tem a oferecer. Nossas dicas são curtinhas e objetivas, mas vêm sempre acompanhadas de um documento de exemplo para te ajudar a colocar em prática quando precisar.

Vamos a elas:

1. Use o pacote prettydoc

Muitas vezes a gente quer impressionar com um documento colorido, com uma fonte elegante e agradável pra quem lê, mas o html_doc padrão não ajuda muito nessa empreitada. Nessa situação você tem duas opções: (a) deixar o seu relatório bonito criando um CSS customizado para a página, como você pode ver aqui ou (b) usar um template pronto (e bonito) como aqueles do pacote prettydoc. Embora as opções de customização sejam um pouco limitadas, praticamente sem esforço você consegue fazer um documento impressionante e que vai pegar muito bom com a sua audiência. Dá uma olhada:

Exemplo de documento.

Site do pacote.

2. Construa tabelas usando o pacote flextable

Esse é um daqueles casos em que uma imagem vale mais do que mil palavras… Dá uma olhada nesse exemplo de visualização da tabela mtcars que podemos construir usando o pacote flextable:

Muito bonito, né? O pacote flextable é uma biblioteca em R que foi construída pensando em (a) construir tabelas muito bonitas e versáteis sem quase nenhum sofrimento e (b) usar o mesmo pacote para fazer tabelas para Word, PDF, PPT e HTML. A sintaxe é um pouco carregada, mas o resultado compensa muito.

Exemplo de documento.

Site do pacote.

3. Impressione nas suas apresentações usando xaringan

Muito do que a gente faz só é divulgado para o mundo se colocamos isso em formato de apresentação de slides. O pacote xaringan permite que você faça isso com muito estilo e flexibilidade. Dá uma olhada nesse exemplo e saia usando:

Exemplo de apresentação + tutorial.

Capítulo de livro sobre o pacote.

Gostou? Quer saber mais?

Se você quiser aprender um pouco mais sobre RMarkdown e Visualização de Dados em geral, dê uma olhada no nosso curso Relatórios e visualização de dados e aproveite!

Ilustração sobre o pacote rmarkdown, criada por <a href='https://github.com/allisonhorst/stats-illustrations'>Allison Horst</a>.

Figura 1: Ilustração sobre o pacote rmarkdown, criada por Allison Horst.

comments powered by Disqus